A Uniodonto apoia a campanha para a construção de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Piracicaba. A empreitada é composta por ações de conscientização e mobilização, como, por exemplo, uma petição pública em favor da instalação e em breve disponível em locais físicos para a coleta de assinaturas. As unidades da Uniodonto em Piracicaba, São Pedro e Rio das Pedras são pontos de coleta das assinatura.
A Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece tratamentos para a reabilitação de lesão medular, amputação, má-formação, lesões encefálicas, paralisia cerebral e dor incapacitante, por meio de uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos e médicos fisiatras.
Uma vez instalada, a unidade de Piracicaba atenderia também as cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Corumbataí, Cordeirópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Piracicaba 75 mil pessoas apresentam alguma deficiência – número que chega a 350 mil na soma das 27 cidades que constituem o aglomerado que teria acesso ao centro de reabilitação.
Atualmente, a unidade da rede mais próxima localiza-se em Mogi Mirim, a 90 quilômetros de Piracicaba, um dos motivos para a reivindicação pela construção de um centro na cidade.
O link para assinar a petição pela internet pode ser acessado aqui.