O Núcleo de Promoção Social do Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) acaba de divulgar o balanço final dos programas Mosaico Teatral, Mosaico na Estrada, Mosaico Jovem, Coopera São Paulo! Espetáculos Teatrais sobre o cooperativismo, entre outros, que levam espetáculos de destaque nacional para as cidades paulistas, além de produções que falam sobre cooperativismo. Em 2013, os programas foram vistos por 73.524 pessoas em 68 municípios do Estado de São Paulo, um crescimento de aproximadamente 35% em comparação a 2012 (cerca de 53.500 espectadores).
O número de cooperativas que procuraram o Sescoop/SP em busca de parcerias para a exibição dos espetáculos nos seus municípios também aumentou na edição de 2013. Para Sueli Gonçalves, coordenadora do Núcleo, os programas da instituição já são um sucesso e têm reconhecimento por onde eles passam. “O Sescoop/SP prima por sempre levar espetáculos de qualidade para o interior e litoral de São Paulo. Isso faz com que a cada ano a gente tenha que incluir novas cidades no nosso planejamento. Crescendo o prestígio dos nossos programas”.
As perspectivas para 2014 são as melhores possíveis. Para Mario Cesar Ralise, gerente do Núcleo de Promoção Social, a meta da edição deste ano é expandir o cooperativismo como um importante agente cultural. “Queremos consolidar a imagem do cooperativismo como um importante agente cultural, principalmente no interior e litoral. Para isso enfatizamos a segurança e o profissionalismo em nossas produções culturais, além de buscar a ampliação da oferta de bens culturais e o crescimento geográfico, garantindo sempre o caráter social das ações por meio do ‘ingresso social’”.
Os resultados também se mostraram positivos para as instituições das localidades visitadas, beneficiadas pelos programas. Ao todo, foram arrecadados 8.780 litros de leite longa vida, 4.519 kg de alimentos não perecíveis, 2.352 litros de óleo, 1.613 itens de higiene pessoal, 373 itens de limpeza, 320 latas de achocolatado e 318 livros. Além de R$ 16.192,66 que foram convertidos em itens de higiene pessoal, limpeza e fraldas geriátricas.
Confira abaixo os números do programa em 2013:
68 cidades com 105 ações culturais
196 cooperativas envolvidas
Público total de 73.524 pessoas
Total das Arrecadações
– 8.780 litros de leite longa vida;
– 4.519 kg de alimentos não perecíveis;
– 2.352 litros de óleo;
– 1.613 itens de higiene pessoal;
– 373 itens de limpeza
– 320 latas de achocolatado;
– 318 livros;
– R$ 16.192,66 (transformados em itens de limpeza, higiene pessoal e fraldas geriátricas, doados as instituições assistenciais locais).