Natal e ano novo chegando. Com eles, aparecem os encontros sociais como a amigo-secreto… a reunião no restaurante com os familiares… a festa da empresa… Tudo é muito gostoso e delicioso, mas não deve ser motivo para que esqueçamos de nossa saúde bucal.
O fim de ano é um período em que misturamos comidas salgadas com doce. Lembra do pernil com pêssego, ameixa, abacaxi e cereja? Não se pode dizer que “escovar os dentes após as refeições” é novidade em termos de cuidado, mas nem todos sabem que alguns alimentos presentes na ceia podem ajudar a manter em dia a saúde bucal.
Confira estas dicas:
Frutas secas – É importante valorizar as oleaginosas. A castanha-do-Pará e as nozes ajudam a formar uma película sobre os dentes, reduzindo a capacidade das bactérias grudarem neles.
À mesa – O arroz à grega contribui para a saúde das gengivas, principalmente se for integral. A cenoura estimula a salivação e mantêm a boca hidratada. A maçã também é um ótimo alimento adstringente, que colabora para a limpeza entre os dentes e nas partes mais difíceis. O tradicional peru de Natal, por exemplo, ajuda a restaurar o cálcio e o fósforo que se perde com o desgaste dos dentes.
Bebidas – Vinhos podem danificar o esmalte dos dentes devido a altos níveis de acidez. Além disso, o vinho tinto pigmenta os dentes, causando manchas. Para evitar a erosão ácida e o escurecimento, mantenha sempre por perto um copo de água para tomar entre uma taça de vinho e outra.
Sobremesa – Uma boa escolha para se deliciar sem prejudicar a saúde bucal são os doces feitos com chocolate amargo, que têm menos açúcar.