Faleceu no último sábado (15/01/22) o cirurgião-dentista Reinaldo José Ferraz Salvego, um dos fundadores e primeiro presidente da Uniodonto Piracicaba, cooperativa de dentistas que está completando 40 anos de atividades em 2022.
Salvego nasceu em Piracicaba e era filho de Donato Antonio Salvego e Clarice Ferraz Salvego. Formou-se em odontologia pela FOP/unicamp em 1975. Possuía especialização nas áreas de periodontia e prótese, além de mestrado em ortodontia.
Em 1981, possuía o ideal de formar uma cooperativa de dentistas, baseado na Codepi (Cooperativa de Dentistas de Piracicaba) cujas atividades foram encerradas em 1979. Para isso, estudou várias formas de atuação do cooperativismo surgindo a ideia de criar a Unidente, ideia abandonada ao conhecer o Sistema Nacional Uniodonto, o qual já possuía 15 singulares em todo o país, todas em franco crescimento. Foi assim que fundou, em 16 de junho de 1982, com outros 29 amigos de profissão a Uniodonto Piracicaba.
Cláudio Zambello, à época diretor-secretário e hoje diretor-presidente da Uniodonto, lembra que Salvego tinha ideias vistas como ideais de vida profissional para a classe odontológica. “O grupo de amigos que formou a Uniodonto mostrou-se motivado com esta novidade, lançando projetos que hoje ainda estão em prática como uma loja de produtos odontológicos, denominada de Dental Uniodonto”, diz.
Na formação da Uniodonto, houve uma gama de conhecimento muito rica, sendo realizadas palestras com membros do Incra (que regulamentava a área do cooperativismo) e também de cooperativas similares como a Unimed, na época presidida por Manoel Gomes Tróia, e Uniodonto Campinas, liderada por Antonio Alarcon.
Salvego também Fundou e presidiu o Sindicato dos Odontologistas (SOPRE), além de ter ocupado a vice-presidência da APCD (Associação dos Dentistas) na gestão de Antonio Wilson Sallum (1981/1982). Foi fiscal do CRO-Delegacia de Piracicaba.
Em sua graduação, foi presidente do Diretório Acadêmico XXI de Abril da FOP/Unicamp e na APCD Piracicaba teve atuação importante como coordenador da campanha financeira para a aquisição da sede própria situada na avenida Carlos Botelho, onde foram iniciados cursos de extensão universitária em odontologia.
Era diretor do Museu da Odontologia de Piracicaba Drª. Grace H. C. Alvarez. Sempre teve imensa paixão pela pintura dedicando-se às obras expressionistas abstratas desde 1972. Uma de suas produções recebeu o Prêmio Aquisitivo no V Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba.
Foi escolhido pelo Conselho Deliberativo da APCD-Piracicaba como o Cirurgião-Dentista do Ano de 2016.
Reinaldo Salvego tinha 71 anos e era casado com Sandra Gagliardi Ferreira Innocencio. Foi velado e sepultado domingo no Cemitério da Saudade.