Aprimorar o uso da artroscopia na odontologia. Isto motivou uma viagem aos Estados Unidos, onde o dr. Armando de Barros acompanhou um dos mestres da área, dr. Joseph MacCain.
Barros, especialista em cirurgia buco maxilo facial e vice-presidente da Uniodonto Piracicaba, vem se aprofundado na área que exige domínio e habilidade para manuseio de equipamentos complexos.
A artroscopia na odontologia é utilizada para problemas da articulação têmporo mandibular, responsável pelos movimentos da mandíbula, única parte móvel da cabeça do ser humano.
É um procedimento cirúrgico, normalmente feito sob anestesia geral e em ambiente hospitalar, servindo tanto para diagnóstico como para tratamento de alterações dentro da articulação.
Armando de Barros lembra que existe uma incidência muito grande na população de problemas relacionados a disfunção temporomandibular, sendo que alguns estudos citam mais de 60% das pessoas com alguma manifestação.
Por se tratar de uma cirurgia minimente invasiva – são feitos apenas dois pequenos “furos” perto da orelha –, a recuperação é bem rápida. “Normalmente o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, em poucos dias ele já está apto para o retorno das suas atividades”, afirma.
Cabe lembrar que este procedimento era muito traumatizando ao paciente, em épocas passadas. “É inegável que a evolução dos equipamentos abre novas possibilidades, todas as áreas da medicina se beneficiam disso e a odontologia não é exceção”, diz. O artroscópio é uma solução para problemas de muitas pessoas que há muito se queixam de dores orofaciais.