
Cláudio Zambello, cirurgião-dentista e presidente da Uniodonto Piracicaba
Hoje, 25 de outubro, é dia de comemorar a felicidade de termos em nossa vida o profissional que tem o dom, além de cuidar de nosso sorriso, de preservar a vida. Todos já ouvimos falar que a “saúde começa pela boca”, pois é através do mecanismo orofacial que colocamos o alimento que gera energia para vivermos um dia após o outro.
A história da odontologia é antiga. Muito antiga pois existem evidências arqueológicas de 3 mil anos dizendo que o ser humano já se utilizava de escovas dentais – arcaicas – para prevenir doenças de origem bucal. De lá para cá, além do preventivo, a ciência deu grandes avanços no lado curativo e corretivo, atuando em conjunto com o paciente para curar e tratar males da gengiva, dos dentes, do palato, enfim do sistema bucal como um todo.
Além disso tudo, a odontologia também é um caminho para a felicidade, para melhorar a autoestima e para as pessoas terem acesso ao sorriso perfeito no momento de sair na selfie ou no âmbito do convívio social.
Nestes pontos é que entra o cirurgião-dentista, uma profissão que exige qualificação acadêmica e que possui disponível diversas especialidades as quais “enxergam” o dente como um universo de atuações, como o ortognatismo, prognatismo, alinhamento dental, problemas periodontais, sensibilidade, inflamação do canal, entre outros. Tempos atrás, a odontologia fazia uso constante da extração. Hoje, atua com a preservação do elemento dental, ao contrário de décadas atrás quando tinha o olhar apenas para o tratamento de cárie. A odontologia vê um único dente como foco para desenvolver várias habilidades aprendidas no dia a dia.
A profissão de dentista está em alta. São mais de 400 mil profissionais registrados no Brasil. Existem cursos de especialização com forte concorrência principalmente nas áreas de grande avanço que proporcionam o bem-estar do ser humano. Dentre elas estão as cirurgias reparatórias de câncer de boca, que atinge 14 mil pessoas ao ano, numa incidência silenciosa e que, diagnosticada no início, traz grandes chances de cura. Ou ainda, a harmonização orofacial, em que um conjunto de procedimentos rejuvenesce a pessoa, com incríveis técnicas cada vez mais solicitadas pelo paciente.
Demos passos importantes com o mundo digital, beneficiando cada vez mais o paciente, com anestesias menos indolores, escaneamento digital para placas, próteses e implantes, e radiologia mais precisa e com resultados imediatos.
O dentista também se torna cada vez mais dependente do convívio social e profissional. Isso é uma das preocupações do cooperativismo, o qual pregamos há décadas com a união do dentista. A vida hoje exige consultórios conjugados, estudos de casos divididos entre os colegas numa ação multidisciplinar nas áreas em que cada qual atua. A divulgação hoje também está nas mãos do profissional, com as mídias digitais em abrangência de larga escala, engajamento provocado por algoritmos inteligentes e com liberdade de falar sobre seus atendimentos, especialidades e casos de sucesso.
Unirmos profissional, paciente e mercado é ver uma necessidade vital para a vida do ser humano. Pela qualidade de vida, notamos que a sociedade exige isso. Pois, Piracicaba é a 16ª cidade com a melhor qualidade de vida do país, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas. Não existe indicador melhor para comemorar este dia com um largo sorriso !



