Uma das mais sensíveis dores que nossa dentição pode provocar o inchaço da polpa, ou popularmente conhecido como a necessidade do tratamento do canal. A polpa é a parte interna do dente, na qual estão nervos e vasos sanguíneos, dando sensibilidade a ele. Quando um dente dói por uma cárie avançada, é este nervo que nos dá o sinal de que algo anormal está ocorrendo.
Segundo o dr. Umberto Mazzer Filho (CRO-SP 96.985), dentista da Uniodonto, a melhor maneira de evitar este processo é visitar periodicamente o dentista. “Quando o dente não está saudável e apresenta sinais como sensibilidade ou dor ao ingerir algo quente, doce, gelado ou ácido, é bom procurar e informar o seu dentista sobre esta situação”, diz.
Atualmente o tratamento de canal é rápido e indolor. Pode ser feito em uma só sessão com utilização de microscópio eletrônico (que amplia o interior do dente) e técnicas de instrumentação rotatória (modernidade científica que permite acessar o canal preservando maior parte do esmalte sintético).
Curioso, nosso repórter perguntado ao dr. Umberto: “após o tratamento, o dente perde sua sensibilidade e, assim, não precisamos mais nos preocupar com ele?”. A resposta é curta e grossa: “Nada disso! O dente tratado o canal continua sendo um dente, sendo possível ter cárie, inclusive, mas como o nervo foi extraído, não haverá mais dor, o que pode ser um novo problema, pois pode passar despercebido caso o paciente não visite seu dentista com frequência”, lembra Mazzer.