A utilização de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis em crianças pode evitar problemas futuros na dentição. Principalmente se o problema for diagnosticado cedo, ou seja entre cinco e dez anos de idade. Segundo a drª. Maria Silvia Carpim (foto), que atua com odontopediatria, ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares, o uso de aparelhos móveis atua na harmonização da face, através estimulando o crescimento em uma ou nas duas arcadas, impedindo, inclusive o crescimento exagerado de uma delas.
Além disso, o aparelho móvel evita a extração de dentes permanentes estimulando o crescimento correto das arcadas, dando a possibilidade de ocupar espaços para posicionamento de todos os dentes.
Cabe lembrar que a ortodontia fixa é precisa nos movimentos dentários atuando no alinhamento, nivelamento e correções dentais. Porém, ela não atua na parte esquelética causando a harmonia dos dentes à custa de extrações dentárias.
A drª. Silvia Carpim recomenda que os pais levem seus filhos já a partir dos cinco anos para uma avaliação. “Ou até antes, caso haja hábitos como chupar o dedo, chupeta ou o uso constante de mamadeira”, diz. São hábitos que prejudicam as estruturas buco-faciais.