Skip to main content
Notícias

Semana de Prevenção ao Câncer de Boca

By 9 de novembro de 2020janeiro 12th, 2024No Comments

A Uniodonto Piracicaba realizou, de 1° a 8 de novembro, a Semana de Prevenção ao Câncer Bucal. As ações se concentraram no esclarecimento sobre este mau cuja estimativa prevê mais de 15 mil casos no Brasil em 2020. Elas ocorreram essencialmente através das mídias digitais da Uniodonto, com lives no Instagram e orientações diárias em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.

Para o presidente da Uniodonto, Cláudio Zambello, a iniciativa é pioneira e segue a lei federal 13.230, sancionada em 2015, que prevê a realização de ações de prevenção ao câncer na primeira semana de novembro. Zambello lembra que ações como esta estimulam a prevenção e orientação sobre o câncer de boca, tumor que mais atinge o sexo masculino com 11 mil novos casos ao ano e 4 mil entre as mulheres. A taxa de mortalidade, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, é de 6.455 casos conforme relatório de 2018.

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é realizada pela Uniodonto Piracicaba que, desde 1999, organiza palestras e avaliações, além de encaminhamentos para exames de câncer de boca, principalmente com ações comunitárias desenvolvidas na cidade e municípios vizinhos. Para isso, a cooperativa dotou um consultório odontológico numa Van, denominada Unidade Móvel Odontológica, realizando exames gratuitos em empresas, praças, centros comunitários e áreas de concentração social. Devido à pandemia, as ações presenciais não serão realizadas desta vez.

A Semana conta com apoio do Orocentro da FOP/Unicamp, Fundação Ilumina e Associação dos Dentistas (APCD-Piracicaba).

Como esclarecimento, fora realizadas lives no Instagram pelo perfil da Uniodonto Piracicaba, sendo a abertura oficial no dia 3, às 15 horas, com palavras de Cláudio Zambello, presidente da cooperativa, seguido pela cirurgiã-dentista Silvia Paparotto Lopes que abordou o tema “Ações para prevenção do câncer de boca”. Na quarta-feira, dia 4, às 17 horas, houve uma live com o professor Márcio Ajudarte Lopes, coordenador do Orocentro, falando sobre “As ações na orientação e diagnóstico do câncer bucal”. A série de lives foi encerrada na quinta, dia 5, com a participação da médica Adriana Brasil, presidente do conselho administrativo da Fundação Ilumina, que discorrerá sobre “Projetos contínuos que salvam vidas orientando sobre o câncer”, às 15 horas.