Skip to main content
Notícias

Aleitamento natural

By 1 de março de 2016janeiro 12th, 2024No Comments
isaura

A drª. Isaura Rochelle é cooperada da Uniodonto Piracicaba

Não é possível afastar a emoção do amamentar, relata a drª. Isaura Rochelle. O aleitamento materno faz parte de uma fase muito importante das nossas vidas, pois, além de alimentar, propicia um trabalho muscular que irá ajudar a definir nossas faces.

A sucção oferecida provoca enormes estímulos para o desenvolvimento do rosto do bebê, obriga a respiração nasal e amadurece seu emocional. “Criança que mamou no peito normalmente fala bem, mastiga bem e respira bem”, avalia a profissional.

O bebê cultiva um elo de identificação muito íntimo com o seio materno e na sua ausência busca alternativas para a satisfação física e emocional. Ele passa a substituir o seio pelo dedo, chupeta e outros objetos que podem interferir no crescimento e desenvolvimento harmônicos da face e das arcadas dentárias.

“O recém-nascido não só suga o leite, ele praticamente ‘ordenha’ o seio materno – lembra a drª. Isaura Rochelle – isso exige muito esforço, ir para frente e para traz com a mandíbula repetidas vezes até o ponto em que o sistema neuromuscular adquira maturidade para efetuar a mastigação adequada e perpetuar a respiração nasal”.

Fatores que interfiram no aleitamento natural podem trazer, desde tenra idade até já na idade mais avançada, má-oclusões, desvios nas funções da boca e na respiração, necessitando entre outras intervenções a reabilitação com ortodontia e ou ortopedia funcional dos maxilares.

Amamentação