A American Psychological Association concluiu que mais de 80% dos norte-americanos classificam o dinheiro e a economia como causas significativas de estresse. O estresse crônico contribui para vários problemas de saúde, que incluem o enfraquecimento do sistema imunológico e o aumento da pressão arterial, mas ele também traz prejuízos à saúde periodontal. Se não tratada, a doença periodontal pode resultar em complicações de saúde geral ainda mais sérias.
O estresse tende a deixar as pessoas mais suscetíveis a hábitos prejudiciais que impactam negativamente na saúde bucal. O estresse pode levar um indivíduo a abusar de fumo ou álcool, e possivelmente até negligenciar a saúde bucal.
Um estudo confirmou que o estresse interfere com a higiene bucal. Mais da metade dos participantes (56%) relatou que o estresse os levava a negligenciar a escovação e o uso de fio dental de maneira regular. O estresse crônico também está associado com níveis mais altos e prolongados do hormônio cortisol, que pode levar a uma forma mais destrutiva de doença periodontal.