Skip to main content
Notícias

Festas juninas

By 1 de junho de 2016janeiro 12th, 2024No Comments

Quem é que não se rende aos meses de junho e julho às delícias típicas das festas juninas? Tudo é uma delícia: refrigerantes, bolos, paçoca, cocada, cuscuz e arroz doce. Sem falar na canjica.
A ingestão de calorias, em excesso, tem consequências em todo o corpo. O aumento de peso é um deles. E não é só a balança que fica comprometida, a saúde bucal também. Cabe lembrar que os doces devem ser consumidos com cautela. Em excesso afetam os dentes, causando cáries e doenças periodontais, como a gengivite.
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que bastam 15 minutos após o consumo de qualquer alimento — não apenas os ricos em açúcar — para que as bactérias causadoras de placa bacteriana, tártaro e cáries comecem a agir. Por isso, qualquer ingestão alimentar não acompanhada por correta escovação dental aumenta significativamente o risco de problemas bucais.
É necessário ficar atento ao consumo de bebidas alcoólicas, que causam desidratação do organismo e variadas alterações na flora oral, levando à halitose, sensação de boca seca e descamação das células da mucosa. O vinho quente, muito comum em festas juninas, merece atenção ainda maior, uma vez que pode contribuir para o escurecimento dos dentes.
O cuidado com a saúde bucal deve ser intensificado no caso de pessoas que utilizam aparelho ortodôntico, uma vez que suas peças contribuem para a retenção de restos alimentares. Esses pacientes devem, também, ter atenção especial com pés de moleque e rapaduras, pois esses doces podem quebrar os bráquetes e causar transtornos.