Skip to main content
Notícias

Ilumina amplia parceria com a Uniodonto para exame preventivo de câncer de boca

By 6 de abril de 2015janeiro 12th, 2024No Comments
DSC05417

Diretores da Uniodonto e da Associação Ilumina em recente visita

A Associação Ilumina ampliou a parceria com a Uniodonto de Piracicaba e agora tem disponíveis 80 vagas, por mês até novembro, para exame preventivo de câncer na boca com a permanência do furgão móvel da Cooperativa na sede da Associação. Os primeiros 80 exames serão feitos dia 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer.  Parte destas vagas está destinada à lista de espera já existente na Associação, mas ainda é possível se cadastrar pelo telefone 3375-0140, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os casos positivos serão encaminhados ao ambulatório de Cabeça e Pescoço da Associação e/ou FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba) para os devidos procedimentos. A parceria abrange diversas cidades da DRS-10 onde existam filiais da Uniodonto, vai até novembro e envolve a permanência do furgão móvel, uma vez por mês na sede do Ilumina em datas a serem divulgadas posteriormente.

Para o presidente da Uniodonto, Cláudio Zambello, “a parceria com o Ilumina tem beneficiado em muito a população de Piracicaba e de cidades vizinhas. A união com o Ilumina ocorre desde 2009 quando foi realizado o primeiro mutirão de atendimento contra o câncer. E a Uniodonto sempre examinou, orientou e encaminhou pessoas com suspeita de tumores na região da boca”. Zambello também informou que, “além desta orientação contamos com a parceria do Centro de Patologia Oral da FOP/Unicamp para onde são encaminhados os casos suspeitos, na intenção de realizar um diagnóstico aprofundado”.

De acordo com o site do Inca, o câncer de boca é a lesão que afeta os lábios e o interior da cavidade oral e tem cura se diagnosticado na fase inicial e tratado adequadamente em 80% dos casos. Dentro da boca devem ser observados o céu da boca, as gengivas, a mucosa das bochechas, a língua (principalmente as bordas) e a região sob a língua. Geralmente, o tratamento é cirúrgico e/ou radioterapia e depende da localização do tumor e das alterações funcionais que possam ser provocadas pelo tratamento.

Dados do Inca também indicam que, para o biênio 2014/15 são estimados 14.170 novos casos da doença no Brasil: 9.990 em homens e 4.180 em mulheres. O número de mortes relacionado à doença é estimado em 4.891 pessoas, das quais 3.882 são homens e 1.009 mulheres. Em Piracicaba, durante a última Campanha Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce, a Uniodondo realizou mais de 300 atendimentos para os exames.

Para a diretora clínica da Associação, Adriana Brasil esta ampliação de serviços fortalece os laços entre as duas instituições e decorre do trabalho que vem sendo feito desde o início do Ilumina:  “Neste ano completamos 7 anos desta sólida parceria com a Uniodonto de Piracicaba e para responder à receptividade da população estamos ampliando o atendimento. Os pacientes que vão se beneficiar deste serviço são, principalmente, aqueles que estejam expostos aos dois fatores de risco relacionados ao câncer de boca, o tabagismo e o alcoolismo, de qualquer idade ou sexo”.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco, que varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.
Outro fator importante responsável pelo câncer de boca é o alcoolismo. Segundo o Inca, o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas dobra o risco. Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras.