Skip to main content
Notícias

Julho mais verde

By 12 de julho de 2015janeiro 12th, 2024No Comments

A Associação Ilumina se comprometeu a divulgar na região, o Julho Verde, campanha de âmbito nacional para alertar sobre a importância da prevenção de câncer de boca, laringe e tireoide.  O Julho Verde surgiu a partir da International Federation Head Neck Oncology (IFNHOS) ter estabelecido a data de 27 de julho, como o Dia do Câncer de Cabeça e Pescoço. Assim, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), considerando o preocupante quadro, criou o Julho Verde para ampliar a prevenção desses tipos de tumor. Segundo o cirurgião Rogério Dedivitis, presidente da SBCCP, “todo nódulo persistente no pescoço pode ser câncer, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente. Também  é recomendável procurar um cirurgião de cabeça e pescoço quando houver uma lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, bem como em caso de rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores habituais de bebidas alcoólicas”.

Outro cirurgião da SBCCP, que também é chefe de clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e professor da Faculdade de Medicina da USP Marco Aurelio Vamondes Kulcsar, a recepção de muitos pacientes com câncer em fase avançada foi a razão da intensificação da prevenção: “Recebemos em nossos hospitais somente estadios avançados da doença, nos quais a cura ocorre somente em 20% dos casos, enquanto um tumor de estadio inicial tem cura em 80% dos casos”.

Para a cirurgiã de cabeça e pescoço e diretora clínica da Associação, Adriana Brasil, a iniciativa do Julho Verde vem corroborar com o trabalho que está sendo realizado há oito anos pela Associação, no sentido de alertar a população para os tumores mais comuns: “O Ilumina começou justamente com o ambulatório de cabeça e pescoço porque os pacientes chegavam sempre em estadio IV e praticamente não se podia fazer nada pelo paciente”.

A médica explicou que o câncer de língua, em fase inicial, por exigir uma pequena intervenção, não deixa praticamente sequela fisiológica ou anatômica. Já o câncer de língua em estágio avançado requer a retirada da língua inteira e às vezes da mandíbula, com sequelas importantes: a pessoa não consegue mais falar ou comer e deixa um defeito estético importante. “É fácil enxergar que a prevenção faz toda a diferença porque gera muito menos mutilação, muito menos déficit funcional, muito menos afastamento do trabalho e muito menos alheamento da sociedade, além de devolver qualidade de vida para o paciente”, disse Adriana.

Uma parceria de sete anos com a Uniodonto realiza nas campanhas anuais exames gratuitos para a população. Na campanha do de 2014 foram examinadas 300 pessoas. Para o presidente da Uniodonto, Cláudio Zambello, “a parceria com o Ilumina tem beneficiado em muito a população de Piracicaba e de cidades vizinhas. A união com o Ilumina ocorre desde 2009 quando foi realizado o primeiro mutirão de atendimento contra o câncer”. Em 2015, a parceria foi ampliada para a manutenção do furgão odontológico da cooperativa uma vez por mês na sede da Associação para todas as pessoas (especialmente tabagistas e acoolistas). Para realizar o exame, o interessado deve ligar para 3375-0140 e agendar.

Dados do Inca mostram que, no Brasil, esse tipo de câncer ocupa o segundo lugar em incidência entre os homens, com 18 mil casos novos por ano e o sexto lugar entre as mulheres. Kulcsar  informou ainda que a campanha pretende atingir “todos brasileiros, principalmente os tabagistas e etilistas, pois 80% dos casos de  câncer de cabeça e pescoço dos homens estão relacionados com os dois hábitos”. O Julho Verde prevê ações específicas quanto a esses dois fatores de risco, com orientação e acompanhamento especializado para a interrupção os hábitos de ingestão de bebidas alcoolicas  e de fumar. Segundo Kulcsar, é importante tornar públicas estas informações porque “o câncer de cabeça e pescoço promove um drama familiar e muitos dos doentes morrem em cinco anos”.

Para Adriana, “isso faz o Julho muito mais Verde ainda porque é possível transformar a vida do paciente se o câncer de cabeça e pescoço for detectado precocemente. Essa é uma bandeira que o Ilumina levanta já há muito tempo até por conta de ser a minha especialidade. Estou muito entusiasmada e motivada para divulgar essa campanha na região. E todos médicos que tiverem interesse em ajudar nessa divulgação serão bem vindos”.

A Associação tem um Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço com três cirurgiões e oferece atendimento gratuito à população. Também dispõe de uma abordagem quanto aos fatores de risco com grupos de apoio e palestras para abandono do hábito de fumar e de beber.