Skip to main content
Notícias

Lesões bucais

By 25 de novembro de 2013janeiro 12th, 2024No Comments

Levantamento realizado em outubro de 2012 apontam 18% de lesões suspeitas entre as pessoas que participaram do Ilumina, ocorrido na Estação da Paulista, em Piracicaba. Durante dois dias foram realizados mais de 2 mil exames de orientação e detecção dos diversos tipos de câncer.

A Uniodonto, em quatro períodos, contou com três cirurgiões-dentistas que realizaram avaliação na Unidade Móvel Odontológica. Foram perto de 200 abordagens sendo, deste total, 150 exames clínicos realizados. Ao todo, 18% (27 pessoas) apresentaram suspeitas de lesões na mucosa bucal.

Os dentistas encaminharam as pessoas com presença de lesão para o Orocentro da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp), local em que seriam atendidos e passariam por exames mais detalhados.

Segundo Silvia Paparotto Lopes, cooperada à Uniodonto que participa desde a primeira edição do Ilumina, os casos apresentaram suspeitas de traumas causadas por próteses mal adaptadas, mucosites, queilite actínica, entre outras causas. Silvia Lopes, que é especialista em estomatologia, diz que no Ilumina encontrou três casos suspeitos de câncer de boca. “Os pacientes não ficaram surpresos quando expliquei a situação, pois sentiam certo desconforto na região bucal”, diz. Muitas pessoas não procuram auxílio por falta de tempo ou por questões financeiras. Mas cabe lembrar que o tratamento e acompanhamento é feito pelo Sistema Único de Saúde, garantindo atendimento gratuito, seja através da FOP/Unicamp ou hospitais conveniados.

 

Drª. Silvia Paparotto Lopes, drª. Adriana Brasil (coordenadora do Ilumina) e drª. Meire Casarin Braga

Drª. Silvia Paparotto Lopes, drª. Adriana Brasil (coordenadora do Ilumina) e drª. Meire Casarin Braga