Skip to main content
Notícias

Ortodontia lingual

By 2 de abril de 2018janeiro 12th, 2024No Comments

Quando o assunto é ortodontia, o sorriso metálico é a primeira situação que vem à nossa cabeça. Isso devido aos bráquetes e fios metálicos que auxiliam no alinhamento dos dentes. A odontologia está oferecendo a ortodontia lingual na qual o aparelho é colocado na parte de trás dos dentes.

Como este fica em contato com a língua, a nova técnica recebe o nome de ortodontia lingual e aparelho ortodôntico lingual.

Segundo o dr. César Roberto Schmidt (CRO-SP 38.891), que atua na área de ortodontia e ortopedia, o principal benefício do aparelho é a estética. “Como os bráquetes são colados atrás dos dentes, ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico”.

Além disso, o novo aparelho não projeta os lábios para frente. “Isso evita alteração no perfil o que já não ocorre com o aparelho fixo convencional”, lembra Schmidt.

Outra aplicação no cotidiano é que o usuário se sente mais seguro para conversar durante um almoço de negócios, por exemplo. Isso porque, apesar do acúmulo de resíduos durante as refeições ser igual em ambos os casos, no lingual eles não projetam externamente. “Dá noção de constante limpeza”, diz o especialista.

O prazo da ortodontia língua para um tratamento eficiente é o mesmo da ortodontia convencional. Hoje, os bráquetes utilizados encontram-se na oitava geração. Com isso, existe hoje uma maior eficácia e conforto durante o tratamento, reduzindo o índice de descolamento dos bráquetes.