Esse mês, o Brasil inteiro volta os olhares e se mobiliza em prol da conscientização do tipo de câncer mais incidente entre mulheres: o de mama. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse tipo atingirá cerca de 60 mil mulheres entre 2018 e 2019. Em Piracicaba, o foco estará na Unidade Móvel da Fundação Ilumina, que atenderá espontaneamente toda a população da cidade entre os dias 10 e 31 de outubro. O objetivo é promover o Rastreamento Ativo Organizado, ou seja, buscar pacientes antes mesmo que eles apresentem sintomas.
Em contraponto, a Uniodonto Piracicaba será uma das parceiras da Fundação Ilumina realizando avaliações contra o câncer de boca que anualmente acomete cerca de 10 mil pessoas. Para isso, a equipe de cirurgiões-dentistas estará disponível para avaliações na Unidade Móvel Odontológica da cooperativa, que ficará na área interna do Centro Cultural Antonio Pacheco Ferraz nos seguintes dias e horários:
– Dia 9 das 8 às 12 horas
– Dia 10 das 8 às 12 horas
– Dia 16 das 8 às 12 horas
– Dia 17 das 8 às 12 horas
– Dia 22 das 8 às 12 horas
– Dia 23 das 8 às 12 horas
– Dia 24 das 8 às 12 horas
Para ser atendido, é importante verificar os requisitos abaixo, além de levar documentos de identificação (RG e CPF) e o cartão do SUS.
Seguindo seu compromisso com a sociedade de Piracicaba, a Fundação Ilumina oferecerá também exames de diagnóstico de câncer de mama, a Unidade Móvel da Fundação Ilumina oferecerá detecção de câncer de boca e de pele. “Nosso modelo de Rastreamento Ativo Organizado visa buscar pacientes que ainda nem apresentam sintomas a fim de promover o diagnóstico precoce e de minimizar os impactos do diagnóstico tardio não só do câncer de mama, mas também os de boca e de pele”, explica Drª. Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço e presidente do Conselho Administrativo da Fundação.