Skip to main content
Notícias

Quinta-feira, Dia Mundial da Saúde Bucal

By 18 de março de 2014janeiro 12th, 2024No Comments
catedralsite

Em suas campanhas, a Uniodonto utiliza a Unidade Móvel Odontológica onde são realizados exames de orientação sobre o câncer bucal, como esta atividade na praça José Bonifácio, centro de Piracicaba.

Esta quinta-feira, 20 de março, será o Dia Mundial da Saúde Bucal, data instituída pela FDI (Federação Dentária Internacional). A data está sendo amplamente divulgada e vem sendo assumida no Brasil por entidades de classe da odontologia e também pela Uniodonto Piracicaba. Segundo o presidente da cooperativa de dentistas, Cláudio Zambello, a movimentação é importante por estar unindo os mais de um milhão de cirurgiões-dentistas existentes em todo o mundo numa conscientização necessária.

Estatísticas mostram que 90% da população mundial terão problemas bucais durante sua vida, indo de cáries, problemas periodontais e câncer de boca. Desde a semana passada, a Uniodonto Piracicaba vem movimentando suas mídias sociais e convencionais para divulgar a data. Na quinta-feira uma ação preventiva estará sendo feita para atender os usuários de suas Clínicas Integradas situadas em Piracicaba, Tatuí e Tietê, por onde passam mais de 300 pessoas por dia.

Zambello lembra que a Uniodonto possui um papel social importante na propagação da boa saúde bucal. “Desde o início da década 1990, nossa cooperativa realiza palestras, exames gratuitos com ênfase na prevenção do câncer de boca e distribui material didático como folhetos e kits odontológicos”, diz. Estima-se que desde então a Uniodonto tenha avaliado a saúde bucal de mais de 25 mil pessoas e abordou mais de 10 mil em suas palestras.

Os dados são preocupantes, pois de 60 a 90% das crianças em idade escolar têm cárie. O percentual não é apenas no Brasil, e sim em todo o mundo. “O principal cuidado individual com a saúde bucal é a prevenção, com escovação pelo menos duas vezes ao dia, com pasta dental que tenha flúor e visitas regulares ao dentista”, lembra Cláudio Zambello.