Pesquisa publicada pela Academia de Ciências da Grã-Bretanha indica que rir entre amigos ajuda a combater a dor. Isso porque durante o riso a pessoa faz um esforço muscular repetido e involuntário na tentativa de respirar e recuperar o fôlego. Com isso, causa a liberação de endorfina, substância ligada ao prazer, relaxamento e que tem o poder de atenuar sinais de dor e estresse.
É uma comemoração para quem sofre de dor de dente, principalmente de dor crônica que é aquela que persiste por meses sem que nenhum analgésico consiga resolver. Por estar normalmente ligada ao sistema nervoso ou ao emocional do paciente, o hábito de rir pode realmente trazer um alívio prazeroso para esse problema.
O ser humano faz um esforço muscular repetido e involuntário durante o riso, na tentativa de respirar e recuperar o fôlego e isso causa a liberação de endorfina.
Ainda de acordo com o estudo, apenas 15 minutos de risadas são capazes de aumentar o nível de tolerância à dor em cerca de 10%. Além disso, especialistas admitem que desviar o foco da dor com situações ou sensações de prazer e relaxamento realmente colaboram para a diminuição desse incômodo.
Qualquer hábito que traga uma sensação boa pode ajudar a combater a dor. Portanto além de rir, fazer acupuntura, massagem, meditação, caminhadas, ter contato com a natureza e passar mais tempo com pessoas queridas pode trazer um alívio na dor de dente.