Tabagismo: uma das maiores causas do câncer bucal

By 11 de agosto de 2015janeiro 12th, 2024No Comments

No Brasil, mais de 14 mil pessoas são diagnosticadas com câncer bucal anualmente enquanto, aproximadamente, quatro mil brasileiros morrem por causa da doença todos os anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dentre outros fatores de risco, o tabagismo pode ser um dos principais causadores da doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com o câncer de boca eram fumantes, mesmo que passivos. O tabaco é prejudicial tanto mascado, fumado ou aspirado. Dependendo da quantidade em que um paciente é exposto, a probabilidade de apresentar a doença é de quatro a 15 vezes maior do que não fumantes.

É importante conscientizar os pacientes sobre a importância dos exames preventivos, pois, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura. Além disso, vale apoiar as campanhas contra o tabagismo e expor os males do tabagismo.

Pensando nisso, mais de 120 atendimentos foram realizados na atividade em lembrança ao Julho Verde, instituído pela Sociedade brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), para alertar a população sobre os três tumores de maior incidência na região da cabeça e pescoço (boca, laringe e tireoide). As avaliações foram realizadas pelos dentistas da Uniodonto na Associação Ilumina no dia 30 de julho.

A principal intenção foi detectar feridas e outras lesões na boca que são ou podem se tornar um câncer na região bucal e realizar o tratamento necessário precocemente.