Skip to main content
Notícias

Vereadores comemoram os 35 anos da Uniodonto em Piracicaba

By 19 de junho de 2017janeiro 12th, 2024No Comments

A Câmara de Vereadores de Piracicaba, com base no requerimento 177/2017, de autoria de Nancy Thame e co-autoria de André Bandeira, ambos do PSDB promoveu na noite de 9 de junho, às 20 horas, a reunião solene que marca na cidade a comemoração dos 35 anos de atividades da Cooperativa Uniodonto em Piracicaba. Autoridades, representantes de entidades e público em geral compareceram na solenidade, transcorrida nas dependências do salão nobre “Prof. Helly de Campos Melges”.

Iniciando o ciclo de saudações na solenidade, Américo Utumi, diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo destacou a importância de se comemorar os 35 anos de existência da Uniodonto, sendo um fato histórico comemorar a data frente aos desafios de todos os dias, quando se escreve a história. Disse que o cooperativismo é muito incipiente ainda no Brasil, sendo que este mecanismo é extremamente desenvolvido em outros país.

O presidente da Uniodonto Piracicaba, Cláudio Roberto Zambello agradeceu a formação da mesa diretiva, lembrando que passou um filme em sua cabeça ao focar os 35 anos da entidade, reportando-se ao porquê se constituiu a cooperativa na época, com destaque à uma odontologia que sempre visou a maior parte da população, sendo que em segundo plano colocou o aporte ao cirurgião dentista, com vistas à não exploração do profissional. Também falou do caminhar, das diversas coisas ocorridas no Brasil e no mundo, dos vários planos econômicos, do congelamento de preços, onde muitas cooperativas não se prosperaram neste período.

Ainda citou três fatos marcantes, nesta caminhada de 35 anos, como a formação da Crediodonto, que hoje é Credsaúde, sendo a única do Brasil a ter uma cooperativa de crédito dentro de sua própria estrutura, que beneficia os profissionais, representando um marco. Em outro fator marcante, apontou o ano de 2000, no surgimento da agência nacional de saúde, na obrigação de reserva técnica, para abalizar o risco do setor, sendo que foi primordinal o papel da Uniodonto para oferecer odontologia de qualidade, sem onerar a profissão.

Zambello ainda pontuou o ano de 2011, na inauguração da sede própria, fruto do plano da diretoria, em 10 anos de trabalho, no convencimento dos cooperados para que olhassem como um bom negócio o setor, em financiamento do BNDS, com a ajuda do deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, na liberação de verbas. Zambello concluiu sua fala agradecendo a Câmara, na pessoa da vereadora Nancy Thame e André Bandeira e aos demais parlamentares na comemoração dos 35 anos da entidade.

 

   Leia mais e confira fotos do evento, clicando aqui.