Comeu correndo e logo saiu para escovar os dentes.
A frase possui alguns erros. O primeiro é que o ato de comer rápido nem sempre é saldável. Principalmente por mastigarmos rapidamente e, assim, dispensar a correta salivação, além de engolir pedaços que poderiam ser menores, diminuindo a sobrecarga do estômago. O segundo erro é escovar os dentes logo após a refeição.
Segundo a drª. Nanci Catandi Perrone (foto, CRO-SP 37,118), é importante esperar meia hora depois de almoçar – principalmente se forem ingeridos alimentos ácidos – para aí sim escovar os dentes. Isso porque a alimentação produz elevação a acidez na boca. “É preciso que o pH salivar se equilibre antes de escovar”, diz a profissional.
Isso provoca uma ação em que o esmalte do dente começa imediatamente a perder cálcio, deixando o dente menos rígido e a escovação só piora a situação. O tempo entre comer e escovar proporciona que o ácido seja neutralizado e o cálcio que se encontra dissolvido na saliva volte a se prender ao esmalte.
Também não é aconselhável que sejam ultrapassados os 30 minutos do intervalo, pois a partir desse tempo a placa bacteriana torna-se ativa para o desenvolvimento de lesões cariogênicas.
A drª. Nanci Catandi Perrone lembra que o cotidiano deve ser menos corrido, o que evita o estresse e causa uma melhor qualidade de vida.